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terça-feira, 14 de julho de 2015

Gráfico de Pareto


Ferramenta que dispõe as informações em formato gráfico vertical a fim de facilitar a visualização e a priorização de problemas. Baseia-se no princípio de que os problemas relacionados à qualidade podem ser classificados em poucos vitais ou muitos triviais. Os primeiros representam um pequeno número de problemas que resultam em grandes perdas para a organização. Já o segundo somam muitos problemas em número, mas que não acarretam perdas significativas à empresa. Esta análise pode ser estendida à identificação de causas dos problemas, em que um problema possui inúmeras causas, mas somente poucas delas são responsáveis pelas grandes perdas identificadas.

Para desenvolver um gráfico de Pareto, você pode utilizar o Microsoft Excel.
Pareto1.º Passo
Liste no Excel todas as causas dos problemas e a quantidade de ocorrências relacionadas a elas. Em nosso exemplo listamos reclamações de clientes.

Pareto2. º Passo
Coloque as ocorrências de forma decrescente e calcule as porcentagens de cada uma e a porcentagem acumulada.

Pareto3.º Passo
Crie um gráfico de barras e de linhas, onde as barras serão as porcentagens de cada motivo e a linha será o acumulado das ocorrências, como na imagem.
Seu diagrama de Pareto ou gráfico de Pareto no Excel está pronto! Note que atacando as duas primeiras causas, você estaria resolvendo mais de 80% das reclamações.
"À medida em que a empresa vai tratando suas não-conformidades com ações corretivas e eficazes, as ocorrências reais tendem a reduzir."

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